Question: Does the organisation have any Key Performance Indicators (KPIs) to monitor efforts / actions to identify, remediate and/or prevent environmental issues?
Answer:
Yes
7908760
C-MORE
2020
Unverified - Added by Community

p.137

De acordo com os Green Bond Principles, a Corticeira Amorim

irá disponibilizar anualmente uma atualização sobre a atividade relacionada com a sua emissão de títulos verdes. Nestas atualizações, a Corticeira Amorim procurará disponibilizar informação sobre a afetação das receitas, bem como métricas de impacto relevantes, incluindo uma descrição mais detalhada das atividades refinanciadas e um relatório de impacto, com base nas métricas propostas descritas na tabela abaixo. No entanto, esta informação está dependente da obtenção de uma compreensão do impacto relevante, pelo que pode mudar ao longo do tempo.

#Categoria

Gestão ambientalmente sustentável de recursos naturais vivos e uso da terra

Produtos, tecnologias e processos de produção renováveis, baixos em carbono, ecoeficientes e/ou adaptados à economia circular

Gestão de resíduos e eficiência da utilização de recursos Energia renovável e conversão de resíduos em energia

##Indicador-chave de desempenho:

Floresta de sobreiros diretamente intervencionada (hectares)

Vendas de produtos, tecnologias e processos de produção renováveis, baixos em carbono, ecoeficientes e/ou adaptados à economia circular (euros)

Resíduos industriais valorizados (toneladas)

Emissões de gases com efeito de estufa evitados (CO2)

 

p.158

No que diz respeito às emissões atmosféricas, estas resultam principalmente da queima de combustíveis para gerar energia. As emissões incluem dióxido de carbono (CO2), partículas finas, óxidos

de azoto (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e compostos orgânicos voláteis (VOC). Relativamente ao CO2, este é um gás com efeito de estufa que contribui para as alterações climáticas. No caso dos NOx

e SOx, estes são poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do

ar e podem causar chuva ácida e acidificação do solo. Os VOC são responsáveis por odores e podem contribuir para uma degradação da qualidade do ar. A Corticeira Amorim trabalha continuamente para reduzir as suas emissões atmosféricas, quer através da preferência por energias renováveis, quer através da melhoria da eficiência energética ou da opção pela modernização dos sistemas e adoção de controlos nas caldeiras. Em 2020, implementou-se um sistema de recolha e consolidação desta informação no âmbito de reporte dos indicadores de sustentabilidade, passando a fazer parte do reporte regular. Assim, em 2020, as emissões de partículas finas ascenderam a 65 t, as emissões de NOx totalizaram 122 t, as emissões de SOx cifraram-se nas 5 t e os VOC atingiram 59 t.

 

p.176

Face à diversidade de aplicações e negócios da Corticeira Amorim, torna-se difícil a definição de um indicador que permita de forma clara observar a evolução de alguns indicadores face ao nível de atividade. Ao longo do tempo, procurou dar-se resposta a essa necessidade, analisando diferentes indicadores tendo-se, nos últimos anos, optado pelo rácio entre o consumo de energia/ emissões e o valor das vendas totais da empresa, o que apresentava algumas limitações, nomeadamente relacionadas com as diferenças entre o perímetro considerado no numerador (mais restrito) e

o perímetro considerado no denominador (mais amplo), que

se tornam mais evidentes em anos de alterações materiais de perímetro. Durante o ano de 2019 (com recálculo para 2018), colmatou-se esta limitação fazendo corresponder o perímetro do numerador ao do denominador. No entanto, foram encontradas limitações ao nível da monitorização/comparação da performance individual das empresas do Grupo Corticeira Amorim. Depois de analisadas diversas possibilidades e decorrido um debate interno que envolveu áreas ambientais, energia e controlo de gestão, optou- se pela construção de um denominador que está diretamente relacionado com as vendas individuais das empresas que integram o perímetro de sustentabilidade. Para efeitos de comparação com 2018 e 2017, procedeu-se ao respetivo recálculo, que tem ainda em consideração, no caso da intensidade carbónica, a informação mais recente do fornecedor de energia.

 

p.182

a) Energia

A Corticeira Amorim realiza a medição e monitorização dos

indicadores associados a este aspeto e reporta-os neste Relatório (4.2.1. Energia).

 

b) Água

A Corticeira Amorim realiza a medição e monitorização dos indicadores associados a este aspeto e reporta-os neste Relatório (4.2.3. Água).

 

p.183

c) Impacto ambiental do produto

A Corticeira Amorim realiza a medição e monitorização dos indicadores associados a este aspeto e reporta-os neste Relatório (4.4. Desenvolver produtos verdes).

 

d) Biodiversidade

A Corticeira Amorim realiza a medição e monitorização dos indicadores associados a este aspeto e reporta-os neste Relatório (4.1. Preservar o Montado e os serviços dos ecossistemas).

 

 

 

 

Carolina Almeida Cruz.....2021-09-10 19:35:14 UTC